Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

GRAFFITI

Grafite é arte?

Sim. A capacidade de transformar os ambientes urbanos confere ao grafite a força expressiva e comunicativa que o coloca entre as artes mais populares e difundidas entre os jovens, hoje em dia. Tecnicamente, o grafite é uma espécie de instalação, às vezes performática, cujo pano de fundo é a cidade. Trabalhos noturnos, pinturas em locais com grande circulação de pedestres e carros, rápidas intervenções em locais de difícil acesso são exemplos da variedade de condições de trabalho a que estão sujeitos os autores das obras que vemos espalhadas por aí.
Além das técnicas de pintura com spray, a escolha do local também faz parte dos atributos do artista, pois o importante num grafite é dialogar com a população sobre o pedaço de cidade que se vê a partir da intervenção. Vários suportes são utilizados como muros, becos, vagões de trens e paredes cegas de edifícios, geralmente partes de paisagens deterioradas ou opressoras, que são, então, parcialmente ‘recuperadas’ pelo grafite ali exposto. Isso é feito através das pequenas e sugestivas intervenções até as grandes pieces, em que trabalham vários grafiteiros em conjunto.
Mesmo que já tenha sido parcialmente aceito pelas comunidades e autoridades dos centros urbanos mais esclarecidos, o grafite ainda é uma manifestação caracteristicamente subversiva, tanto no sentido artístico quanto no legal. Pois a liberdade de escolha do local em que se dará a intervenção não se pauta pela conveniência e sim, pelo impacto comunicativo e expressivo pretendido pelo artista, o que, muitas vezes, o leva de encontro ao proibido.
É essa liberdade e subversão que torna o grafite uma arte renovadora e atual. Naturalmente independente do mercado de arte estabelecido, acaba por injetar ar fresco nas discussões já saturadas de academicismos que têm norteado as artes plásticas, hoje em dia. E implementa maior vigor no contato entre obra e público. Desde os tempos em que os afrescos das igrejas formavam uma iconografia popular e acessível a todos, a pintura e o desenho não estão tão próximos de seus admiradores mais humildes.

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