Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

SURF

Por que o surf seria um esporte original?

O surf dos anos 60/70 sofreu as influências do espírito contestador daquela época. O intenso questionamento de costumes propostos pelos jovens de então coincidia com a anarquia de um esporte que não seguia os princípios dos esportes populares tradicionais, inspirados nos jogos clássicos gregos.O espírito olímpico definia que “o importante não era vencer e sim, competir”. Para o surfista o importante não era competir e sim, se divertir, superar limites individuais, desafiar obstáculos naturais imprevisíveis, estar em constante contato físico com a natureza, praticar um esporte sem regras rígidas.
A popularização e internacionalização do esporte ampliou seus atrativos comerciais. As principais conseqüências da sua mercantilização foi o aumento das pressões para que fossem organizados campeonatos, surgissem campeões, mitos e outros artifícios adequados à exploração publicitária e comercial do surf. Mesmo estando inserido num contexto de regras, rankings e profissionalismo, o surf conseguiu difundir uma nova postura do atleta diante do seu esporte. Em princípio a diversão, o estilo de vida, o descompromisso com a competitividade e a liberdade como principal valor a ser defendido. Depois, num segundo plano, as preocupações naturais de um esportista profissional, responsável pelo crescimento de um esporte que se tornou também um grande negócio.
O segmento de mercado em volta do surf cresceu e conquistou identidade própria, bem definida, com um público consumidor bem adaptado a essas empresas originais das praias. Empresas e produtos “alternativos”, que vieram suprir a demanda por estilos de vida descomplicados, ambientes e emoções menos ordinárias que as do cotidiano de salas de aulas e escritórios . A forte expansão da indústria e mercado do surf, e seus principais braços, a moda e o turismo, gerou um mega bloco de empresas preocupadas tanto com a sua rentabilidade, quanto com a sua imagem consolidada de descontração, liberdade, independência etc.
Com sua história, o surf indicou uma nova tendência esportiva, mais envolvida com o modo de vida e integrada à cultura da comunidade participante. Estabeleceu novos parâmetros de organização e regulamentação para as competições, condizentes com um espírito esportivo menos competitivo e mais socializante, cultural. E propôs uma estrutura comercial devidamente comprometida com os valores promovidos pelo esporte.

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