Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

TATUAGEM (3)

Tatuagem dói? E não sai mais?
As pequenas tatuagens, feitas com apenas uma cor, já podem ser eliminadas a laser. (Dizem que dói mais que se tatuar e o resultado nem sempre elimina as cicatrizes). Existem também as chamadas ‘tatuagens temporárias’: a de henna indiana, muito difundida atualmente e a pintura com genipapo, feita pelos índios amazônicos. Permanecem alguns dias sobre a pele, mas assim como o bronzeado adquirido nas praias ou nas câmaras de luz, estas são consideradas técnicas decorativas. Estão mais para pintura corporal do que para tatuagem, afinal, depois de algum tempo, volta-se ‘ao normal’. A verdadeira tatuagem não é feita para ser removida. O risco do arrependimento faz parte do processo de envolvimento espiritual pelo qual todo tatuado passa, mesmo que inconscientemente.
Fazer uma tatuagem não é o mesmo que entrar numa loja, escolher uma roupa, prová-la, comprá-la, levá-la para casa e, talvez, um dia, usá-la. Tatuar não é ‘vestir um desenho’, é marcar o corpo com agulhas e tintas, machucar a pele, sangrar, esperar a cicatrização… um processo que leva tempo, exige cuidados e, principalmente, dói! A dor não deixa dúvidas ao tatuado, de que ele não está apenas vestindo o desenho. Ele, com certeza, percebe que o desenho está ‘penetrando’ a sua pele e se tornará parte do seu próprio corpo.
Enganos acontecem de vez em quando, seja na escolha de um desenho para tatuar, seja na escolha de um tema ou mesmo na escolha do tatuador. Nem sempre esses três elementos se combinam bem… Mas esse é um risco calculado, que faz parte de um processo emocional, íntimo, pessoal, e mesmo social que envolve todo o ritual da tatuagem.

No comments: