Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

SKATE (3)

Por que levar o skate tão a sério?

Exatamente pelo motivo contrário: por tratar-se de um esporte-diversão. O skate é um desses esportes ‘contemporâneos’, que aboliram a competitividade em função de uma relação mais descontraída com o desempenho atlético. “Skate for fun” é uma das expressões mais queridas entre os skatistas. Pode-se dizer que tudo começou com o surf... Atletas ‘de bem com a vida’, companheiros entre si, os surfistas sempre estiveram mais preocupados em desafiar seus próprios limites do que compará-los aos dos outros.
O sucesso desses esportes não competitivos se deve, principalmente, ao seu caráter socializante, aglutinador, que agrega pessoas diferentes em volta de objetivos, causas, estilos e filosofias de vida comuns. Ao contrário, por exemplo, do futebol, do basquete ou das corridas, que são disputados aguerridamente por competidores a quem só interessa a vitória, incentivados por torcidas que se dividem entre ganhadores e perdedores.
Atualmente o skate está muito mais organizado do que era no início. Possui federações, campeonatos, rankings etc. Tudo devidamente profissionalizado, patrocinado, comercializado, mercantilizado... Mas nem todo esse sistema consegue eliminar a atmosfera de descontração que os skatistas fazem questão de manter sempre bem aparente. Por exemplo, nos campeonatos é comum vermos vencedores dividindo a premiação com os colegas ou a platéia comemorando muito mais uma mera tentativa de manobra arriscada do que a própria divulgação do vencedor. A conta bancária dos profissionais também não acompanha necessariamente a sua posição no campeonato: ganha mais quem tiver mais carisma, estilo, atitude. Enfim, no skate, certamente dá-se menos valor à vitória do que ao modo como ela foi conquistada.

No comments: