Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

SKATE (4)

Mas por que dizer que skate também é cultura?

Embora o skate seja um esporte ativo, arriscado, que exige um certo desenvolvimento técnico, além de bom condicionamento físico, coordenação motora e capacidade de concentração, boa parte do seu encanto reside nas suas características estético-comportamentais. Mesmo para o julgamento da performance de um atleta, critérios subjetivos como ‘plasticidade’, ‘estilo’ e ‘coragem’ têm tanta importância quanto a dificuldade técnica das manobras executadas. Nos campeonatos, os juizes acompanham cada skatista ao som de músicas escolhidas especialmente para as suas apresentações, à moda da ginástica olímpica, da patinação ou do nado sincronizado.
Outra importante indicação de quanto o skate está ligado à estética e ao comportamento é o culto à não uniformização do atleta. Pode-se dizer que exite uma certa ‘aversão’ do skatista com a idéia de ‘vestir a camisa do time’, sendo esse um comportamento que realça o aspecto não competitivo do esporte, bem como o respeito ao gosto pessoal de cada um. A individualidade, a originalidade, a autenticidade estão entre os atributos fundamentais de um skatista, quase tão valorizados quanto a sua habilidade e equilíbrio em cima do skate.
Talvez essas características peculiares tenham transformado o skate num dos esportes que mais contribuem com os movimentos de moda, ao longo dos tempos. Do skate-surfista, ao skate-punk, ao skate-rock ou ao skate-rapeiro, muitos estilos têm se criado e difundido em parceria com o skate, a ponto de não mais se poder caracterizar um ‘típico skatista’ somente através do seu aspecto visual. A valorização do estilo próprio combate os esteriótipos e incentiva a diversidade de correntes artísticas e modas dentro do skate, garantindo com isso, um ambiente arejado por renovações constantes. É exatamente a capacidade de rejuvenescimento e o potencial evolutivo que dão ao skate o status de cultura.

No comments: