Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

Que geração é essa?

Os tais 'jovens de hoje' formam uma geração muito peculiar, diferente de todas as outras que lhe antecederam durante o século XX. Falo dos que cresceram durante a década de oitenta, uma época de grandes mudanças históricas, definidas por três eventos contundentes: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal.
A década de ’80 foi marcada pelo fim da grande disputa ideológica do século: comunismo X capitalismo. O desmonte da URSS acabou com a utopia da revolução e acabou, também, com a paranóia coletiva da grande hecatombe nuclear que viria com a Terceira Guerra Mundial. O mundo estava saindo dos ‘anos de chumbo’, das ditaduras, dos governos ‘linha-dura’ e prestes a entrar numa era de abertura política e econômica. Uma era globalizada e definitivamente capitalista. No começo dos anos 80, os Estados Unidos registravam a patente de símbolo máximo das liberdades civis, da cultura pop e do poder econômico. Enquanto a Coca-Cola, a Nike e o McDonald’s se espalhavam por todo o mundo, caía o Muro de Berlim, Fidel envelhecia e a China se preparava para entrar de vez no Maravilhoso Mundo das Compras.
Nesse começo de década apareceram, também, os primeiros casos de AIDS, fenômeno que rapidamente se transformaria numa epidemia mundial. Sexualmente transmissível, a AIDs decretou o fim da era do ‘sexo livre’, conquistado pelas gerações anteriores e viabilizado pela descoberta da pílula anticoncepcional. Seguiram-se campanhas pró ‘sexo seguro’, as questões sexuais passaram a ser discutidas mais abertamente na imprensa e nas escolas, os filhos(as) começaram a trazer seus namorados(as) prá dormir em casa, a imagem erótica e a pornografia foram banalizadas por todos os meios de comunicação…
Outra grande novidade dos ’80 foi a difusão em larga escala do computador pessoal. Finalmente a informática ficou ao alcance de todos, tomou conta das casas e, principalmente, dos quartos dos adolescentes, muito mais íntimos da nova linguagem interativa que seus pais. Desde então, os avanços tecnológicos nas comunicações ‘plugadas’ foram vertiginosos! A internet permitiu uma intensificação comunicativa global sem precedentes e a inserção digital passou a ser assunto mesmo nos países mais pobres e nas comunidades mais isoladas do mundo.
Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

No comments: