Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

RUA E CIDADANIA

O que o jovem encontra na rua, que não pode ter dentro de casa?

Encontra a própria cidadania. A rua representa para o jovem, a liberdade do espaço público em oposição à propriedade privada, cada vez mais vigiada. Na cidade grande, o público tem sido sistematicamente invadido pelo privado. Os carros dominam a cidade, das pequenas vielas até as grandes avenidas, transformando tudo em vias de circulação ou estacionamentos. Grades, portões, muros e guaritas cercam ostensivamente todas as propriedades, das pequenas casas da periferia até os grandes condomínios verticais. Prédios, cebolões, antenas, luminosos e outdoors de todos os tamanhos formam uma paisagem urbana poluída e agressiva… Esse ambiente desumanizado, típico dos grandes centros urbanos, produz uma população juvenil cada vez mais empenhada em tomar de volta os seus espaços.
Todas as metrópoles cosmopolitas, em qualquer parte do mundo, sofrem com esses mesmos problemas de crescimento desordenado, dificuldades em levar infra-estrutura para a periferia, especulação imobiliária, trânsito caótico etc. Problemas urbanísticos que demandam soluções, muitas vezes, políticas. Enquanto administradores se enredam em manobras, conchavos, jogos de poder cheios de lobbies, negociatas e máfias… A juventude prefere agir por sua própria conta e risco.
Skatistas e ciclistas, por exemplo, tomam de volta cada centímetro pavimentado da cidade, transformando ladeiras, guias, lombadas, escadas, guard rails etc. em ‘divertidos obstáculos esportivos’. Grafiteiros e pixadores pintam cada centímetro de muro ou parede, ‘redecorando’ tudo ao seu gosto. Os viadutos mais altos são tomados de assalto pelo pessoal do rappel. Enfim, através da reocupação do espaço urbano para o laser, o jovem exerce a sua cidadania, reumaniza o ambiente e reinvindica a cidade para si.

No comments: