Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

ATITUDE

A juventude ainda dá valor a alguma coisa?


‘Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada’ era um jingle que promovia uma marca da moda no começo dos anos ’70. A palavra do momento era liberdade. Tudo o que se pensava, se falava, se criava trazia consigo, implícito, um forte desejo de liberdade, autonomia, independência. Hoje a coisa está mais para ‘just do it’, que por sinal é o lema de uma outra marca da moda. Vivemos num tempo de ação, com esportes, filmes, games 'de ação' e tudo mais.
A liberdade continua sendo um valor importante para qualquer jovem, a diferença é que ficar falando, teorizando, refletindo sobre esse valor não tem mais graça. O que atrai é a demonstração, a prova, a prática. A palavra-chave agora é atitude. Ela representa um conceito que se difundiu durante os anos ’90, quando parece que os jovens se cansaram de denunciar e reclamar como faziam os politicamente corretos de então. Também já não queriam mais competir e fazer sucesso como os yuppies dos ’80, nem discutir, debater e contestar como a juventude estudantil dos ’60 e ’70. É como se os jovens quisessem literalmente partir para a ação.
‘Ter atitude’, ‘mostrar atitude’ não é ‘agir de qualquer jeito’, é ‘agir do jeito certo’. Atitude é um tipo de ação com qualidade, ou seja, não é só sair por aí agindo sem pensar, inconseqüentemente. Pelo contrário, hoje, quando se fala em atitude, subentende-se que existe consciência, compromisso e até mesmo algum tipo de engajamento na ação. O popular bordão ‘skate é atitude’, por exemplo, informa, em outras palavras, que ‘esse esporte promove um estilo de vida com o qual a comunidade de praticantes e simpatizantes está comprometida’. Em outro exemplo, o subtítulo ‘estilo e atitude’ que aparece em muitas revistas de moda, pretende garantir uma imagem menos superficial do que teriam as publicações caso o subtítulo fosse simplesmente ‘as últimas modas’.
O termo atitude tem aparecido freqüentemente como um acessório moderno, atual, jovem, pois é o que melhor representa o espírito ativista das novas gerações. E os 'novos valores' que essas gerações tendem a promover são aqueles mais 'ativos' também: coragem, iniciativa, audácia, determinação, combatividade etc.

No comments: