Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

LINGUAGEM POP

Que língua o jovem fala?

Hoje em dia, em qualquer canto do planeta, jovens de qualquer nacionalidade, credo, escolaridade, condição social ou econômica, se comunicam através da linguagem pop. O pop é uma linguagem que se opõe à erudição arrogante, ao empolado, ao pedante, ao bom gosto castiço, ao hermetismo acadêmico, às ostentações excessivas de educação e cultura. O pop acrescenta aos significados originais de palavras, imagens, gestos etc., a seguinte mensagem cifrada: 'não somos chatos, nem antiquados, nem reacionários, nem arcaicos. Estamos atualizados, temos estilo, somos cool, somos pop'.
Por exemplo, jovens de qualquer parte do mundo são capazes de ‘entender’ um clip da MTV, mesmo que não saibam falar inglês. O tema do vídeo clip ou a letra da música são apenas detalhes, o conteúdo principal é o estilo. Num clip, os cortes de cabelo, as expressões gestuais ou entonações de voz, podem ser tão significativos, no diálogo com o telespectador, quanto as palavras pronunciadas pelos cantores. São características desse tipo que distinguem, por exemplo, o heavy metal do power metal, black metal, death metal, trash metal ou new metal. Esses vários ‘metais’ possuem a mesma raiz melódica e conteúdos poéticos semelhantes, mas representam estilos totalmente diferentes entre si.
E o jovem comunica muito de si próprio através do seu estilo, talvez até mais do que consegue comunicar usando o seu idioma, se 'explicando' com palavras. Tanto é, que uma das características mais comuns e recorrentes, entre os jovens de todo o mundo e de todas as épocas, é o uso farto e, às vezes, quase irrestrito, das gírias na conversação. A gíria, muitas vezes, tem pouco significado aparente dentro da frase, não tem sentido gramatical ou sintático. No entanto, auxilia o interlocutor a 'ver' quem está falando, contextualiza a frase num momento histórico, num ambiente estético. Uma simples gíria é capaz de mostrar, com requintes de precisão, 'tá ligado!', o estilo de quem está falando, 'morou?'...

No comments: