Os jovens querem ser marginalizados?
Sim. A juventude não quer ser associada ao establishment, ao sistema, ao mainstream. “O mercado vende apenas o que lhe dá lucro, as grandes redes de comunicação promovem apenas quem lhes patrocina e o governo mantém toda essa estrutura, que em troca, o sustenta também”. Ficando à margem desse esquema, os jovens têm mais espaço para criar, produzir, distribuir, difundir e, até mesmo, comercializar as suas idéias, que nem sempre são ‘patrocináveis, subsidiáveis ou vendáveis' no mercado comum.
Então, os jovens acabaram criando, ao longo do tempo, um ambiente próprio para o cultivo da sua cultura marginal, desobediente, insubordinada, subversiva: o chamado underground. Nos subterrâneos, na marginalidade pode-se fazer 'qualquer coisa', sem censura, sem preocupações mercadológicas, sem 'jabá'. O que se perde em qualidade de produção se ganha em liberdade de expressão. É o mega esquema de promoção e distribuição das super-produções culturais by Sony, MGM, Disney etc, contra a divulgação boca a boca e a distribuição de mão em mão das pequenas produtoras independentes.
Hoje em dia, apesar da diferença de escala, já não é tão difícil encontrar uma produção independente, alternativa, marginal, mais comprometida com os conteúdos do que com os lucros e que seja, ao mesmo tempo, uma produção de qualidade, de excelência. O desenvolvimento tecnológico disponibiliza, a custos cada vez mais baixos, recursos cada vez mais sofisticados. Populariza instrumentos de produção cultural que antes só era acessível às grandes empresas.
Hoje, por exemplo, um jovem músico não precisa mais se associar a uma gravadora 'major' para lançar seu disco. A sua gravadora é um computador caseiro, a divulgação é por conta de fanzines e e-zines, a venda é feita diretamente nos shows, pela internet, em lojas alternativas… é tudo muito prático, barato e, principalmente, possui o apelo comercial dos produtos 'caseiros', feitos 'ali na esquina', 'especialmente prá você', 'de amigo prá amigo', o que, atualmente, não significa mais um produto de baixa qualidade...
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