Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

TATUAGEM (2)

A tatuagem ainda é uma ‘coisa marginal’?

Não. Mas a tatuagem tem mesmo uma história intimamente ligada ao submundo. Presidiários, prostitutas, marcados de guerra, bandidos da Yakusa, atrações circenses, marinheiros e piratas, selvagens de tribos distantes… Uma história cheia de desinformações, preconceitos e imagens estereotipadas.
A tatuagem entrou no universo juvenil também pela porta dos fundos, sempre associada às gangues de rua, ‘turmas da pesada’, excluídos e marginais. Teddy Boys londrinos dos anos ‘60, motoqueiros tipo ‘Hells Angels’, Rockabillies, Surfistas, Metaleiros, Chicanos, Skatistas sempre deram um jeito de arrumar alguém que os tatuassem. Podia ser o marinheiro do porto mais próximo ou o desenhista mais talentoso da turma. Hoje, o número de tatuadores profissionais cresceu muito e os estúdios estão presentes em qualquer cidade que tenha o mínimo de vocação cosmopolita.
Com mais trabalho e clientes mais exigentes, o nível técnico dos tatuadores melhorou rapidamente, acompanhando a melhora da qualidade dos materiais e equipamentos disponíveis no mercado. Todo o ambiente da tatuagem se tornou mais culto e mais rico, o que aproximou as pessoas comuns dos estúdios, antes freqüentados apenas por experts.
Hoje, os jovens que se tatuam não são mais só os rejeitados sociais, personagens do submundo, maníacos, freaks ou gangueiros… São jovens de todas as classes sócio-culturais, que buscam uma auto-imagem menos ordinária e com mais histórias prá contar. Ainda que essa atitude os coloquem realmente à beira de preconceitos, estigmas e marginalização (ou talvez até por isso mesmo).

No comments: