Uma revolução comportamental, estética, ética etc

Durante a década de 80, o mundo mudou radicalmente seus rumos. Eventos contundentes marcaram essa mudança: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da AIDS e a popularização do computador pessoal. Esses três eventos, verdadeiramente revolucionários, criaram um contexto político, social e cultural inteiramente novo. As gerações que nasceram sob esse signo foram desafiadas a formular novos padrões de comportamento, de gosto, novas visões de mundo e de futuro.

O que aconteceu de tão importante durante os anos 80

1979 a Sony lança o WALKMAN 1980 surge, no mercado, a primeira máquina de FAX 1980 Lesh Walesa funda o Solidariedade, na Polônia 1981 a IBM lança o primeiro PC (computador pessoal) com 64kb de memória e custando US$ 2.665 1981 os jornais anunciam os primeiros casos de AIDS em Los Angeles 1981 a Atari lança o VÍDEO GAME pessoal PACMAN 1981 a Warner Cabo inaugura a MTV 1983 a Apple lança o MOUSE para computadores 1983 surge o CRACK em Nova York 1983 surge a câmera de VÍDEO pessoal 1983 surge o CD (compact disk) 1983 decola a campanha das DIRETAS-JÁ 1984 é detectado o vírus da AIDS, o HIV 1984 surgem os primeiros jeans STONEWASHEDS 1984 a Apple lança o MAC 1985 Mikhail Gorbashev inicia a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (abertura) 1985 é descoberto o buraco na camada de OZÔNIO 1985 é selado o acordo para a instituição da União Européia 1987 Reagan e Gorbashev assinam primeiro acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares 1988 é derrubado o Muro de Berlin 1989 Brasil faz suas primeiras eleições livres para presidente, desde 1960 1989 acontece o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim 1989 Tim Berner desenvolve a WWW ( internet)

TATUAGEM (1)

A tatuagem é só uma moda passageira?

Não. Ao contrário, a tatuagem desafia a moda, desrespeita seus ciclos e subverte suas regras. A tatuagem é uma marca definitiva, portanto, seu ciclo corresponde a ciclos de vida e não ciclos de moda. Essa eternidade sugerida pela tatuagem se opõe vivamente ao descartável, sugerido pelas modas sazonais.
Muitas vezes, as modas são impostas pelo mercado através de uma estrutura complexa, voltada à ‘satisfação do cliente’. Só que essa satisfação deve durar pouco, pois novos produtos estarão à espera de novas demandas. São indústrias, estabelecimentos comerciais, agências de publicidade, imprensa e todo um mundo empresarial empenhado em promover novidades, mesmo que o cliente já esteja satisfeito com suas ‘velharias ultrapassadas e fora de moda’
Os artifícios do mercado às vezes nos faz acreditar que existe realmente alguma lógica natural nos ciclos oficiais das modas, promovidos por desfiles e lançamentos sincronizados. Que o nosso gosto pode, mesmo, mudar radicalmente, de estação em estação, como conta a propaganda. Que sempre haverá uma idéia mais legal do que a que estamos curtindo agora. Mas alguns bons exemplos podem ajudar a dissipar essa ilusão. A T shirt estampada, lançada nos anos ’70 como uma moda jovem, apesar do seu fulminante sucesso, não saiu mais da moda. Não seguiu o roteiro oficial: lançamento, sucesso ‘underground’, popularização, decadência e esquecimento. O mesmo aconteceu com a calça jeans desbotada, a minissaia, o biquini… idéias que se renovam e se refazem há muito tempo.
A tatuagem é um recurso que vai contra a domesticação da imagem pela moda. Vai contra a manipulação do gosto pelo mercado: ‘tatuou, tá tatuado, o que se gosta hoje, terá que se gostar prá sempre…’ Discute-se, com isso, o consumismo inconsciente e a massificação ignorante. E propõe-se uma relação mais permanente das pessoas com o seu estilo próprio.

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